quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O último almoço

 Com o fim da primeira parte do curso muita gente que estava apenas fazendo o curso nas férias foi embora, sobraram apenas três pessoas do meu curso, no curso conheci o Ricardo que é de São Paulo e era meu vizinho. No último dia dele em Paris a gente foi almoçar em um restaurante aqui perto antes de ir ao aeroporto, típico restaurante parisiense tendo um almoço de três pratos com uma taça de vinho por 24 euros se não se engano.


Terrine de foie gras com cebola caramelizada

 Sendo ele e eu comendo era claro que a entrada seria a mesma, a cebola estava deliciosa e terrine de foie gras sempre me agrada. No Brasil só por esse pedaço de terrine o preço da entrada já estaria em torno de R$ 60.

 

 Fomos ao restaurante no dia três de agosto, então nessa hora a minha memória falha para lembrar qual era o peixe dessa sopa, mas o peixe estava delicioso e o caldo não deixava por menos, senti uma falta de uma pequena pitada de pimenta.


Brochette de contrafilé com batata frita

 Este foi o prato do Ricardo, bem simples mas a carne estava muito macia e a batata bem crocante tentava roubar o show. Decidimos ficar sem a sobremesa dessa vez.
 Não é preciso ser um restaurante estrelado para ser gostoso, boa comida é boa comida independente do local ou simplicidade dos ingredientes.

 A todos um bom final de semana.
Leandro Nunes

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bruxelas e jantar

 No começo do mês de agosto viajei à Bruxelas a convite de um amigo que estudou comigo para passar o final de semana e passamos em bares para provar o que o país faz de melhor, a cerveja. Algo que me agradou foi cada cerveja ter seu próprio copo feito pela mesma em qualquer local da Bélgica. Pela manhã decidimos fazer um jantar de 7 pratos que acabou se tornando um jantar vegetariano alguns pratos foram servidos estilo família e outros  foram empratados.

Amuse bouche: cogumelo paris salteado com queijo roquefort, menta e raspas de limão

Carpaccio de melancia com maionese de pimenta chilli e queijo chèvre


Gazpacho de melancia com beterraba, crotante de pepino e croutons


Salada de rúcula, broto de feijão, edamame e castanha de cajú com vinagrete de amoras


Gnocchi de berinjela com consommé de tomate e manjericão e lascas de parmigiano reggiano

 Foi a primeira vez que fiz este gnocchi de beterraba, não gostei muito da cor, na próxima vez usarei algo para mudar isso.


Sorvete de baunilha, molho de chocolate belga e aceto balsâmico envelhecido.

 Por sorte o charlie tinha uma máquina de sorvete em casa, e a adição desse aceto que parecia mais ser um mel foi explêndida. Entre o gnocchi e o sorvete teve um granité de manjericão com um licor de limão mas a pressa acabou nos fazendo esquecer de tirar a foto.
 Este final de semana é o último que estarei trabalhando e no curso, estava ficando cansativo sair de casa 7:30 da manhã e voltar 00:30 todos os dias.
 Está bem interessante o começo do intermediário, mas é claro que esqueci algumas vezes s câmera mas também tirei inúmeras fotos.

Bom final de semana a todos e até segunda.
Leandro Nunes.