domingo, 5 de junho de 2011

Fim do blogspot, começo do novo site e blog!

Por muito tempo o blogspot ficou "abandonado" por falta de tempo e até um pouco de incentivo, mas agora um novo projeto veio à tona: www.lngastronomia.com.br meu novo website voltado ao meu trabalho, fotos, histórico, vídeos(em breve) e um novo blog! Obrigado a todos que acompanharam o blog enquanto esteve na ativa e espero que acompanhem essa nossa jornada!
Visitem também:

Abraços,

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O último almoço

Com o fim da primeira parte do curso muita gente que estava apenas fazendo o curso nas férias foi embora, sobraram apenas três pessoas do meu curso, no curso conheci o Ricardo que é de São Paulo e era meu vizinho. No último dia dele em Paris a gente foi almoçar em um restaurante aqui perto antes de ir ao aeroporto, típico restaurante parisiense tendo um almoço de três pratos com uma taça de vinho por 24 euros se não se engano.

Terrine de foie gras com cebola caramelizada

Sendo ele e eu comendo era claro que a entrada seria a mesma, a cebola estava deliciosa e terrine de foie gras sempre me agrada. No Brasil só por esse pedaço de terrine o preço da entrada já estaria em torno de R$ 60.

Fomos ao restaurante no dia três de agosto, então nessa hora a minha memória falha para lembrar qual era o peixe dessa sopa, mas o peixe estava delicioso e o caldo não deixava por menos, senti uma falta de uma pequena pitada de pimenta.

Brochette de contrafilé com batata frita

Este foi o prato do Ricardo, bem simples mas a carne estava muito macia e a batata bem crocante tentava roubar o show. Decidimos ficar sem a sobremesa dessa vez.
 Não é preciso ser um restaurante estrelado para ser gostoso, boa comida é boa comida independente do local ou simplicidade dos ingredientes.

A todos um bom final de semana.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bruxelas e jantar

No começo do mês de agosto viajei à Bruxelas a convite de um amigo que estudou comigo para passar o final de semana e passamos em bares para provar o que o país faz de melhor, a cerveja. Algo que me agradou foi cada cerveja ter seu próprio copo feito pela mesma em qualquer local da Bélgica. Pela manhã decidimos fazer um jantar de 7 pratos que acabou se tornando um jantar vegetariano alguns pratos foram servidos estilo família e outros  foram empratados.

Amuse bouche: cogumelo paris salteado com queijo roquefort, menta e raspas de limão

Carpaccio de melancia com maionese de pimenta chilli e queijo chèvre

Gazpacho de melancia com beterraba, crotante de pepino e croutons

Salada de rúcula, broto de feijão, edamame e castanha de cajú com vinagrete de amoras

Gnocchi de berinjela com consommé de tomate e manjericão e lascas de parmigiano reggiano

Foi a primeira vez que fiz este gnocchi de beterraba, não gostei muito da cor, na próxima vez usarei algo para mudar isso.

Sorvete de baunilha, molho de chocolate belga e aceto balsâmico envelhecido.

Por sorte o charlie tinha uma máquina de sorvete em casa, e a adição desse aceto que parecia mais ser um mel foi explêndida. Entre o gnocchi e o sorvete teve um granité de manjericão com um licor de limão mas a pressa acabou nos fazendo esquecer de tirar a foto.
 Este final de semana é o último que estarei trabalhando e no curso, estava ficando cansativo sair de casa 7:30 da manhã e voltar 00:30 todos os dias.
 Está bem interessante o começo do intermediário, mas é claro que esqueci algumas vezes s câmera mas também tirei inúmeras fotos.

Bom final de semana a todos e até segunda.
Leandro Nunes.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mais Le Cordon Bleu Básico

Essa cidade não decide se faz um calor infernal ou se chove, fica nublado cai água e dois dias depois estou derretendo, complicado. Achei fotos perdidas no meu computador do curso e resolvi postar as duas que eu gostei mais.

Medalhão de porco ao molho charcutière e batata dauphine

Frango ao estragão e legumes à italiana

Apesar dos dois terem ficado bem gostosos não gostei nem um pouco da apresentação, o molho do primeiro ficou meio bagunçado e no segundo eu queria ter colocado o molho sob o peito de frango e um pouco na frente, fiz isso e me arrependi segundos depois. Todos temos nossos dias ruins.

Essa ja é até um pouco antiga, acho que deve ter mais de um mês. Foi uma história engraçada eu estava passeando com meus amigos e sentamos para comer algo, eu pedi a cerveja grande(geralmente aqui a pequena é de 250ml e a grande 500ml) e logo após o garçom me serve um monstro de 1,5L(na foto aparenta ter menos não sei porque) que tinha até um canudo em uma laranja que soltava faísca quando eles te entregam e todo mundo do restaurante olhando pra mim, chegou até a ser engraçado.
 Muitas fotos e muito pouco tempo, segunda-feira começa o intermediário então estudarei pela manhã e tarde e estágio pela noite até o dia 11.

Bom final de semana a todos que não trabalham!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fim do básico

Acabou o básico do curso do Le Cordon Bleu no fim de julho depois de semanas tendo aula o dia inteiro seis dias por semana, cansativo porém recompensador. Sei que não atualizei pois fiquei completamente sem tempo que acabando o curso eu teria um mês de folga até o começo do intermediário e começei a trabalho no café constant. É bem conhecido aqui na cidade como todos os restaurantes dele e possui uma cozinha clássica francesa muito boa com preços acessíveis, estou achando bem legal poder aprender mais a fundo as tradições do país e me acostumando a trabalhar com o dobro de pessoas na cozinha com que estou acostumado em um espaço no mínimo 5 vezes menor. Postarei algumas fotos do curso ainda.

Costela de vitela grand-mère

Filé de brill com molho de vinho tinto

Esta foto foi na aula prática, fiz tomate confit e esta flor de batata que na verdade não eram pra ser feitos mas eu sempre mudo um pouco na aula para não ficar repetitivo, e na prova final prática eles me colocaram para fazer este prato, e como eu gostei de colocar o tomate confit sob o peixe fui fazer na prova e o chef Lesourd veio me falar que na aula eu posso mudar mas na prova ele queria que eu fizesse exatamente igual a receita.

Boeuf bourguignonne

Foto horrível! Ficou toda alaranjada estourada, o molho ficou com uma cor estranha, a carne e a batata. Ainda bem que não escolhi ser fotógrafo.

Filé de colin poché sobre tagliatelle de legumes e molho holandaise

Para ser sincero eu não faço a mínima idéia do nome desse peixe em português, eu tive de limpar para a sala inteira todos os peixes mas nunca o tinha visto na vida, colin em francês e "hake" em inglês, se alguém quiser me dar uma luz eu ficaria feliz, eu acho que é um tipo de merluza.

Blanquete de vitela

O prato mais monotônico da cozinha francesa, nada pode pegar cor, parece ser sem graça mas na minha opinião é simplesmente delicioso, um dos meus favoritos.

Espero ter tempo agora de voltar a atualizar, além das fotos do curso tirei várias fotos em restaurantes, visitei um amigo na bélgica e fizemos um jantar de sete pratos vegetarianos que ficaram fantásticos, vou tentar tirar fotos do café constant para fazer também.

A todos uma ótima semana e até a próxima.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Visita ao mercado

Quinta fizemos uma visita em um dos mercados, que existem em todos os locais que possa imaginar, e vimos muita coisa boa, é uma grande tradição na cidade até porque supermercados são relativamente novos aqui, a qualidade dos produtos é excelente e é um ótimo passeio.

A temporada de cereja dura aproximadamente 2 meses, é possivel achar em qualquer local e de uma qualidade incrível.

Para quem nunca viu uma amêndoa fresca, geralmente encontramos ela já tostada, tive o prazer de abrir a casca verde um pouco peluda(pêlos um pouco mais suaves do que o do kiwi), dentro da casca tem outra bege e o que você encontra no meio é uma amêndoa, deliciosa, ela tem  uma pequena pele que se for retirada é melhor ainda pois ela tem um pequeno amargor.

Variedade de cogumelos

Na esquerda o melão mais gostoso que comi, cor bem alaranjada suculento e delicioso, e mais cerejas.

Fizemos compras e na volta passamos por uma peixaria, um açouque(padrão completamente diferente do Brasil, com várias terrines e outros insumos e local bem limpo sem aquela aparência de matadouro que encontramos em alguns), loja de queijos e uma padaria .

Infelizmente não aparece tudo na foto, mas ao voltar fizemos um piquenique(como todo francês que faz praticamente toda semana) com várias frutas, pães, variedade de queijos, frios em geral, suco e vinho. Comer esses figos com um queijo de cabra bem cremoso e aquele pão com a terrine de fígado de aves são duas coisas que ficarão na minha memória gustativa por um bom tempo.

domingo, 4 de julho de 2010

Le cordon bleu segunda semana(2)

A semana continua cansativa com muitas aulas, tudo dando errado, tendinite que não me deixou pisar no chão por 3 dias, o dunga afundando o time mas não tenho muito o que fazer. Agora irei postar alguns pratos desta semana e adiante postarei o jantar da minha turma e umas fotos da cidade.

Paupiete de vitela

Frango recheado com molho de cogumelos

Profiteroles

Esta é uma sobremesa que acho impossível uma pessoa não gostar, geralmente uma das favoritas das mulheres, com o sorvete de creme artesanal, deliciosa calda de chocolate e a massa choux perfeita. Difícil fazer igual no Brasil por não ter o creme de leite e o chocolate com a mesma qualidade encontrada aqui, fantástico.

Coelho ao molho de mostarda, brochette de fígado e batatas salteadas.

Este foi o prato do chef, eu queria poder apresentar meu prato em uma superfície preta, sempre gostei de pratos apresentados assim e em Brasília vejo muito isso no Aquavit e é uma tendencia que irei utilizar no meu restaurante que acho fantástica.

Esta é a minha versão do mesmo prato, resolvi usar uma parte diferente do coelho, a perna, e puxar e amarrar a carne ficando com uma aparência de pêra, infelizmente não é muito perceptível na foto, colocando sobre as batatas e também fiz um pequeno carré com a costela que na minha opinião deu um toque um pouco diferenciado.

Bom domingo e até terça,