sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pato no tucupi

Sei que havia escrito que faria um review hoje, mas resolvi postar mais uma foto deste domingo, postando uma foto de uma visão um pouco diferenciada do pato no tucupi, prato clássico da região norte do país e minha comida favorita.

Coxa de pato rôti sobre quenele de jambu e molho aromático de tucupi

 Gostei muito das fotos por isso acabei decidindo postar mais um pouco dessa leva, sou completamente apaixonado por pato no tucupi, foi a primeira coisa que aprendi de fato a cozinhar, passei a minha infância comendo com a minha família e era o dia que meu pai ia para a cozinha, quando tinha pato. Foi aí que começei a ter noções básicas de marinada, cocção a vapor, assar e cozer.

Fotos por Caio de Aquino
  
 Apesar de ter vivido minha vida inteira em Brasília eu sou de Belém - PA, tenho hoje e sempre uma forte ligação com a comida regional e as frutas. Fanático assumido por esse prato magníco, cupuaçú e bacuri. Tive uma semaninha complicada mas tudo sempre se resolve, é a vida.

Tenham um ótimo final de semana e que o mengão ganhe de 7-0!
Abcs,
Leandro Nunes

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Timbale de salmão

 Este final de semana fizemos um pato no tucupi maravilhoso, recebemos amigos e familiares, aproveitei para fazer pequenas amostras e tirar fotos, principalmente para postar no blog, em um total de 6 pratos diferentes. O primeiro me surpreendeu na consistência do timbale e o contraste de texturas e cores, começamos com timbale.
Timbale de salmão defumado com salada de rabanete e cenoura ao limão.

 Tive a oportunidade de trabalhar com um grande amigos nessas fotos, a arte encontrando a arte, gastronomia x fotografia, com resultados belos que poderão ser vistos no decorrer das semanas.
 Fotos por Caio de Aquino

 Não postei segunda feira como de usual pois tive de sair e acabei ficando sem tempo, sexta-feira trarei novos reviews de restaurantes da cidade maravilhosa, espero que tenham gostado das fotos pois foi bem gostoso tirá-las.

Uma boa semana a todos
Leandro Nunes

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bistrô 66(RJ)

 Continuando na cidade maravilhosa, desta vez no bistrô 66, localizado na Lagoa e comandado por Thomas Troigros. Sendo um grande apreciador da cozinha francesa cheguei com grandes expectativas e sendo um restaurante da "Boa lembrança" também sairia com uma lembrança.


Entrada do restaurante

 O local era muito, muito agradável, literalmente abrimos o restaurante chegando 5 minutos antes do horário. Restaurante cercado por árvores com sofás muito macios e uma parece cheia de recados de pessoas "famosas" que passaram pelo restaurante. Mas agora indo ao que me interessa:


Steak tartare


Coxas de rã a provençale

  Nossas entradas estavam deliciosas, o tartare bem fresco e parecia derreter na boca e a coxa de rã preparada perfeitamente, muito suculenta com um leve toque de limão, o azeite dava vontade de virar a travessa na boca tomando como se fosse um suco.

Robalo com purê de batata baroa, aspargos e espuma de salsa.(prato da associação da boa lembrança, robalo verde e amarelo)


Magret de pato com laranja



 O mesmo magret no prato com arroz jasmim "croc croc"

 Quando vieram os pratos principais que pude perceber o estilo do chef, todos os pratos possuim um crocante(textura é sempre muuuuito importante), e seguindo os passos do pai, um leve toque de acidez. O peixe estava delicioso o purê cremoso e o aspargo bem crocante, perfeito, mas acho que a espuma "desandou" muito rápido, pouco depois que tirei a foto ela já estava quase toda desfeita. O magret, que foi servido pelo garçom, tinha cebola baby, laranja, alho assado, champignon e acompanhava o arroz "croc croc" que nada mais é que arroz jasmim com arroz selvagem crocante.



Champs Elysées

 A escolha da sobremesa foi beeem difícil e acabamos dividindo a sobremesa mais uma vez, sorvete de coco com bananas carameladas, chantilly e crumble. Mais uma vez o crocante fez uma baita diferença, se não tivesse o crumble continuaria sendo boa, porém, não perto do que foi. Detalhe pro livro do papai dele que apenas agora vi na foto.
 Agora, literalmente agora enquanto escrevo, percebo que devo começar a ir jantar com um caderninho ao meu lado, mais uma vez pensei em inúmeras descrições para o ambiente e os pratoas mas agora não consigo me recordar de tudo e isso me deixa triste pois foi um ótimo almoço, muito barato para o que é oferecido(entrada, prato principal e sobremesa por 94) e uma ótima experiência.
 Ainda faltam:terzetto, sawasdee e le pré catelan que deixarei para o final fechando com chave de ouro. Este domingo receberei amigos aqui e tiraremos fotos de experiências, segunda voltarei com notícias, até logo.

 Abcs,
Leandro Nunes

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fasano Al Mare

  Continuando a saga na cidade maravilhosa, agora é a vez do Fasano Al Mare. Apesar de ser uma casa relativamente nova na cidade não precisa de apresentação, adquiriu duas estrelas no guia 4 rodas em dois anos, é mole?


Creme de brócolis

 O amuse bouche foi um creme de brócolis muito leve, perfeito para começar a refeição em uma noite que, felizmente, não estava quente, bem agradável sentir o vento vindo do mar ao entrar no hotel localizado na frente da praia de ipanema por sinal.



Tartare de atum com aspargos, tomate e tapenade


Nhoque de azeitona preta com lulas recheadas ao molho sugo

 Estas foram nossas entradas, tartare super fresco e os aspargos estavam bem crocantes sendo uma ótima entrada pra todos os gostos, o nhoque de azeitonas pretas estava tão leve que parecia um veludo, molho impecável e as lulas cozidas com perfeição, foram ótimas entradas dignas do nome Fasano.




Carré de vitelo com tomate provençal e foie gras


Pappardelle com camarões ao molho sugo

 Após uma grande entrada vieram os pratos principais, infelizmente não atenderam as expectativas criadas, o pappardelle estava gostoso, mas apenas gostoso. O carré de vitelo estava no ponto perfeito, o tomate deixou um pouco a desejar e o molho faltou um pouco de profundidade, persistência, não digo que foram pratos fracos de modo algum, mas ao serem relacionados a entrada, infelizmente estavam.


Crème brûlée de frutas vermelhas

 Dividimos uma sobremesa que estava deliciosa mas também não tem como errar com crème brûlée, é uma pedida certa para qualquer ocasião em qualquer local, simples, refrescante e deliciosa.

 O restaurante possui um belo bar, um ótimo ambiente e atendimento impecável. É um ótimo ponto para quem quer ter um ótimo jantar após namorar passeando pela praia de ipanema.
 Desejo-lhes uma ótima semana e até quinta ou sexta.

 Abcs,

 Leandro Nunes

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Coq au vin & suflê de cupuaçu e baunilha com molho de queijo do marajó

  Boa noite, acabei não postando quinta mas na teoria postarei as segundas e quintas. Esses dias fiz um jantarzinho aqui em casa pra mim, fui utilizando os ingredientes que tinham an geladeira então algumas coisas  faltaram como cogumelo paris, nada que fosse muito prejudicial.




Coq au vin

 Se fosse um prato para um jantar particular ou fosse receber amigos seria bem diferente, teria tirado a ponta da coxa, dourado os croutons, emulsionado o molho entre outros, mas sendo apenas para mim estava bem gostoso e tranquilo de fazer.



Suflê de cupuaçu e baunilha com molho de queijo do marajó

 Para quem não sabe eu nasci em Belém-PA, vim pra Brasília aos dois anos de idade, e lá é muito comum, e bem delicioso, assar o queijo de marajó com um doce de cupuaçu por cima. Esse queijo é de búfala, mas tem um sabor bem peculiar e ele aguenta bem o calor lembrando um pouco queijo de coalho.
 Meus pais voltaram de Belém e trouxeram esse queijo e resolvi fazer uma reinterpretação desse clássico, para uma primeira tentativa pode não ter ficado exatamente como eu queria mas estava uma delícia e pretendo fazer de novo mas dessa vez mudando um pouquinho e essa será uma excelente sobremesa.
 Quarta-feira estive em um restaurante italiano "San lorenzo" no sudoeste, tenho novas fotos, e hoje vou a um jantar tipicamente mexicano, realmente mexicano, nao aqueles tex-mex que vemos nos filmes holywoodanos e seriados da warner, alguém mais se habilita?
 Até segunda.

Abcs,
Leandro Nunes

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Roberta Sudbrack (RJ)

 Estive em outubro e no fim do ano na cidade maravilhosa, não apenas pelas suas belezas mas também pelas suas comidas. Tive um jantar memorável em outubro no Roberta Sudbrack, duas estrelas no guia 4 rodas e este ano recebeu o prêmio de chef do ano, e não foi por menos. A casa atende por um menu degustação, infelizmente 2 amuse bouche e o prato de queijo ficaram sem fotos, mas o resto irá compensar.




  Aspargo com caramelo picante
 
 Este foi o terceiro amuse bouche, aparentemente um simples aspargo mas é indescritível o sabor agregado por este caramelo, um ótimo jeito de começar uma refeição dando um tom de como será a degustação.



Gema de ovo caipira com foie gras

 Uma gema bem molinha de ovo caipira que quebrava ao toque e se misturava no foie gras, simplesmente delicioso, tinha um crocante de quinoa se não me engano, delicioso.



Ravióli de abobrinha defumada com sementes e peperoncino

 Ravióli cozido perfeitamente com um leve toque defumado da abobrinha, ótimo contraste da maciez com o crocante das sementes. Apesar de estar muito gostoso este foi o único prato que achei que não estava no nível do resto, em qualquer outro lugar aplaudiria, mas levando em consideração tudo que nos foi servido deixou um pouco a desejar.


Porco de leite assado em alta e baixa temperatura

 Sensacional, simplesmente assim. Por fora extremamente crocante e por dentro absurdamente macio, precisa falar mais? Um porco muuuito suculento acompanhado por umas batatinhas deliciosas que infelizmente ficaram de fora da foto também. Melhor preparação de porco que já tive o prazer de comer.




Sorbet de figo da índia

 Já havia percebido que a Roberta não brincava em serviço na cozinha quente, agora era a hora de ver as sobremesas, que não deixaram a desejar, nos foi servido um delicioso sorbet de figo da índia deixando um gostinho de quero mais.


Consomé de chocolate amargo, pele de leite e telha de rapadura

 Digo que este foi o final perfeito pra um jantar maravilhoso, foi a melhor sobremesa que comi na minha vida. Tá, não foi a melhor mas foi a segunda. É até complicado descrever a sensação gustativa dessa sobremesa, deve ser algo como colocar um pedaço do paraíso e colocar na boca, acho que deve ser a melhor explicação.

 Recomendo a todas as pessoas irem ao menos uma vez na vida neste restaurante mesmo que não seja fã de menu degustação, vale muito a pena conhecer, ambiente extremamente agradável, um ótimo atendimento e um jantar digno do chef do ano. Quinta feira volto com mais reviews, estou indo fazer ballotines de codorna, abraços e até logo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Jantar casual 6 pax

 Esse na verdade foi no começo de dezembro, recebemos +2 casais e fiz o jantar de última hora na correria, por isso não tinha nem decoração direito e as fotos foram tiradas de um celular! Foram 3 pratos:


Sopa-creme de couve-flor com cubos de gorgonzola


Tornedor de filé mignon com crosta de alecrim e pimenta verde sobre galette de batata ao molho bordelaise



Crème brûlée de framboesa

  Detalhe para a caneta rosa da minha sobrinha dizendo "estive por aqui". Começei o blog e fui ao Rio de Janeiro e tive de largar de mão por um tempinho para curtir as férias, trouxe várias fotos de consagrados restaurantes do rio para fazer reviews, entre eles: Fasano Al mare, Roberta Sudbrack, Bistrô 66, Sawasdee, Terzetto e Le pré catelan(sofitel copacabana) que na opinião de quem vos escreve é o melhor restaurante do Rio.
 Hoje saindo do restaurante fui fazer compras mas não achei os itens que procurava e meu querido mercadinho La Palma estava fechado para férias coletivas, se tudo der certo hoje ainda farei Coq au vin e suflê de cupuaçu ao molho de queijo de marajó, fotos em breve.
 Best regards,
Leandro Nunes