terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ballottine de codorna

  Infelizmente não tive tempo de postar sexta-feira passada, mas como de costume vou postar no começo da semana útil. O astro dessa semana é a codorna, pequena ave pouco utilizada no Brasil mas de um grande sabor quando preparada propriamente, muito versátil e única.
 
Ballottine de codorna recheada com farofa de frutas secas e cogumelos sobre maçã caramelada

 A codorna foi desossada e aberta sobre papel filme. Pão integral, cogumelos e as frutas secas foram refogadas para formar o recheio, colocando-o sobre a codorna e enrolando-a como se fosse um sushi, e cozida na água e depois selada em uma frigideira bem quente. A maçã cortada em retângulos foi caramelada e colocada no prato para servir de cama para a codorna, o molho é feito com os ossos da codorna e um pouco de demi glace.

Fotos por Caio de Aquino 

 Tradicionalmente na França a codorna é recheada com foie gras fazendo uma ótima combinação mas esta não deixou nem um pouco a desejar, o contraste agridoce e a delicadeza desta maravilhosa ave fazem um prato memorável, que espero em um futuro breve repetir.
 Ainda faltam reviews dos restaurantes do Rio de Janeiro, mas tiramos tantas fotos essas semanas que tenho de compartilhar pois sempre é uma ótima experiência e isso que me incentiva a continuar trabalhando em novos preparos. Espero que tenham gostado e até sexta-feira.

Uma ótima semana a todos,
Leandro Nunes

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Duo de gnocchi

 Este domingo tiramos mais algumas fotos e a primeira a debutar no blog será um que facilmente agrada a todos os paladares, o queridíssimo gnocchi.

 Duo de gnocchi: Beterraba ao creme de gorgonzola defumado e mandioquinha ao molho de tomate fresco, manjericão e baunilha.

 Hoje uma opção vegetariana, um leve gnocchi de batata baroa com um encorpado molho de tomate fresco, manjericão e um toque de baunilha, que geralmente é negligenciada na cozinha quente, mas tem seu valor junto ao anis estrelado nesse molho. No outro lado o gnocchi de beterraba de cor rosada contrastando com o creme de gorgonzola que foi defumado levemente com o uso de um defumador manual elétrico em seu último momento foi a sensação do dia, os degustadores não esperavam que este fosse superar o de mandioquinha.

 

Há uma tradição, cuja origem é incerta, de se colocar uma nota de R$ 1 sob o prato de "gnocchi" todo dia 29 do mês, visando dar sorte. No Brasil tal tradição tem seu início bem definido. Foi em 1989 no Restaurante Quattrino de São Paulo, que a proprietária, Mary Nigri, colocou essa dita tradição italiana em prática. Esse costume existe na Argentina, Uruguai, Estados Unidos e em outros locais. Mary tomou conhecimento dessa tradição por uma amiga, cujo genro era ítalo-americano e trouxe o costume, que era comum nas colônias italianas dos EUA. Mary, em viagem à Itália, por todo o país, não localizou nada dessa tradição, talvez já extinta. Ouviu apenas uma lenda, em Sorrento, sobre um casal de velhos que dera um prato de "gnocchi" a um mendigo, num dia 29, e todos os três tiveram lucros inesperados a seguir. Fonte: Revista "Gosto"

  
Fotos por Caio de Aquino 

 Cozinhar para amigos é sempre algo satisfatório, relaxante e ótimo para ouvir sugestões de terceiros, devemos continuar fazendo isso a cada 15 dias ou sempre que possível, apesar de não ser uma pessoa superticiosa queria aproveitar que tenho gnocchis estocados e tentar a sorte nessa tradição mas infelizmente este mês não teremos dia 29, ao menos terei uma desculpa para fazer mais um pouco.

Espero que tenham gostado, um bom fim de carnaval a todos e até o fim de semana.
Leandro Nunes

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ballotine de salmão

  Geralmente feriados para alguém que trabalhe em um restaurante em hotel não significa muita coisa, poucos lugares fazem recesso nessa época, mas teremos alguns dias de folga, mas isso não significa necessariamente festas e farras, no meu caso será mais voltado à comida e arrumar a casa.

 
Ballotine de salmão defumado, cream cheese, dill e semente de mostarda.

 Com essa atual onda de restaurantes japoneses vemos muitos sushis de "salmão com cream cheese", apesar que no japão não se consome latcínios no sushi, virou um dos favoritos, principalmente entre o público feminino.
 O salmão, após defumado, é enrolado recheado com o cream cheese, semente de mostarda e dill, também conhecido como aneto e endro, e cortado. O frescor do dill, a textura um pouco mais firme do salmão e a crocância e picância da semente formam uma explosão de sabores na boca.

 
Fotos por Caio de Aquino 

 Para quem quer fazer um "esquenta" nesse carnaval recomendo o restaurante Parrilla Madrid, na 408 sul, que até o dia 20 eferece dose dupla de chopp, caips e sangria. Para acompanhar peça antepastos do cardápio, é um ótimo restaurante e quem já foi recomenda.
 Não pude postar ontem mas teremos novidades neste carnaval, tenham um ótimo feriado e até terça

Leandro Nunes


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Lagosta assada com ervas

  Passando pela kalamares, ótimo local para comprar carnes variadas na asa norte,  vi três caudas médias de lagosta olhando para mim, acabei levando para fazer um prato aparentemente simples e surpreendentemente delicioso.
 
  
 Lagosta, até um pouco mais do que o camarão, tem a tendência de ficar dura e borrachuda caso passe do ponto, é uma tênue linha entre cru e cozido em excesso, para quem não tem muita experiência com este crustáceo é o ponto crucial que decidirá se o prato será um sucesso ou um fracasso.
 
 Fotos por: Caio de Aquino 

 Optei por fazer um azeite de ervas para acompanhar a lagosta, por ser uma carne bem delicada e já deliciosa por natureza preferi não mascarar os sabores da mesma, apenas dar uma nota suave mesma.
 Com a chegada do carnaval faremos novas fotos, darei um pouco de ênfase a pratos vegetarianos desta vez. Espero que tenham gostado.
 
Boa noite e uma ótima semana a todos.
Leandro Nunes


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sawasdee(RJ)

 Mais um review dos restaurantes do Rio de Janeiro, desta vez no Sawasdee do leblon, um nome muito conhecido nacionalmente da gastronomia tailandesa, tem sua matriz na cidade de búzios e essa recente casa na capital.

Sopa de frango, leite de coco e gengibre

 Para mim foi o melhor parte da refeição, a sopa estava bem refrescante, deliciosa. Ouvi na final da quarta temporada de Top Chef, que acaba de começar a ser transmitido no Brasil pelo canal Sony, que essa sopa é um clássico para se tomar em casa na Tailândia, não me importaria em tomar esse sopa todos os dias em casa, de modo algum.

Yaksoba de carne

 Acabamos comendo o menu executivo, ja haviamos petiscado dias antes no restaurante, e este foi o prato principal sem grandes surpresas ou sabores, um simples e gostoso yaksoba, mas nada fenomenal.

Pudim de leite e gengibre

 A sobremesa estava bem gostosa, exótica e inusitado. Foi um bom modo de terminar a refeição que infelizmente não posso dizer que foi excepcional, pois era um menu executivo bem mais simples do que o cardápio original, mas a profundidade de sabores da sopa me mostrou que é um excelente restaurante e voltarei nele com a certeza de que terei uma ótima refeição.

Abraços a todos e tenham um ótimo fim de semana.
Leandro Nunes

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sobremesa espetacular e restaurant week

 Estava navegando pelo blog do chef Willian Chen Yen, dono e chef do restaurante Babel, quando vi essa sobremesa que me deixou impressionado com a perfeição de um restaurante três estrelas no guia michelin.


  Este post pode ser visto na íntegra aqui. Perfeições à parte, para quem não sabe começou semana passada , e tem seu término ao fim dessa semana, o restaurant week em Brasília onde inúmeros restaurantes da cidade farão refeições a um preço modesto e um real de cada cliente será revertido em doação a fundação Nosso Lar de Brasília. A lista dos restaurantes e mais informações podem ser encontradas aqui.
 O blog tem pouco mais de um mês e diariamente vejo a quantidade de exibições subindo, mas poucos comentários, se possível gostaria de um pouco de feedback dos leitores sobre os posts, pratos, reviews, idéias, lamúrias, reclamações e pedidos para melhorar a qualidade do mesmo.

Abraços a todos.
Leandro Nunes