terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ballottine de codorna

  Infelizmente não tive tempo de postar sexta-feira passada, mas como de costume vou postar no começo da semana útil. O astro dessa semana é a codorna, pequena ave pouco utilizada no Brasil mas de um grande sabor quando preparada propriamente, muito versátil e única.
 
Ballottine de codorna recheada com farofa de frutas secas e cogumelos sobre maçã caramelada

 A codorna foi desossada e aberta sobre papel filme. Pão integral, cogumelos e as frutas secas foram refogadas para formar o recheio, colocando-o sobre a codorna e enrolando-a como se fosse um sushi, e cozida na água e depois selada em uma frigideira bem quente. A maçã cortada em retângulos foi caramelada e colocada no prato para servir de cama para a codorna, o molho é feito com os ossos da codorna e um pouco de demi glace.

Fotos por Caio de Aquino 

 Tradicionalmente na França a codorna é recheada com foie gras fazendo uma ótima combinação mas esta não deixou nem um pouco a desejar, o contraste agridoce e a delicadeza desta maravilhosa ave fazem um prato memorável, que espero em um futuro breve repetir.
 Ainda faltam reviews dos restaurantes do Rio de Janeiro, mas tiramos tantas fotos essas semanas que tenho de compartilhar pois sempre é uma ótima experiência e isso que me incentiva a continuar trabalhando em novos preparos. Espero que tenham gostado e até sexta-feira.

Uma ótima semana a todos,
Leandro Nunes

3 comentários:

  1. Show de bola!

    A codorna, realmente, é desvalorizada pelos restauranteurs (que dela esquecem em seus menus) e pelos comensais (que não costumam pedí-la, quando disponível), mas, bem macia, num contraste de sabores e texturas como nesse prato, pode ser uma excelente pedida, sem nenhum arrependimento... Deu vontade de provar!

    Abraço,
    Guilherme Pupe

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo voto de confiança guilherme, ainda espero pelo seu vinho para fazer a harmonização. Ainda temos de fazer aquele jantar marcado no aniversário do Lucas ano passado! eheheh.

    Abraços e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. Uhmmm que Delícia!
    Não deu vontade só de provar, deu vontade de comer como prato principal. Já comi codorna algumas vezes, mas realmente é difícil encontrar um restaurante que trabalhe com esta carne que me parece um pouco mais exótica, talvez mais difícil de chegar ao ponto correto de cozimento. Será que é por isso que não dão tanta atenção para ela?

    Estou adorando tudo por aqui. Continue com esta inspiração para novas misturas de sabores, e venha sempre repartir conosco.

    Beijinho
    Fafa

    ResponderExcluir